|- O que é ecologia?

 

                          A palavra ecologia tem origem de duas palavras gregas: OIKOS, que significa CASA e LOGOS que significa ESTUDO. É, portanto o estudo da casa dos seres vivos, ou seja, o estudo do ambiente, bem como dos seres vivos que nele habitam.

Caixa de texto: |- Comportamento Humano
	
	Todo o mundo está, ou deveria estar, adicionando essas três palavras ao comportamento humano, afinal elas são uma ordem para todos aqueles que realmente querem entendê-lo de uma forma diferente, para que as futuras gerações o encontre menos desigual e menos poluído. Em pleno século XXI, existem várias empresas que já se posiciona, preocupadas com essas questões ambientais: como preservação, sustentabilidade e produtos Ecologicamente corretos. ...Saiba mais...
|- Poluição
	
	A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes. ...saiba mais...

|- Biodiversidade é a diversidade da natureza viva.

 

             Desde 1986, o conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX.

 

             Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

 

             Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

|- Redes Sociais
|- GWC

|-Reciclagem no Brasil


             A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

             O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

             O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

                O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.

                Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.

                Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.

                A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

|- Cadeias Alimentares

             Obrigatoriamente, para existir uma cadeia alimentar devem estar presentes os produtores e os decompositores. Entretanto não é isso o que acontece na realidade, pois outros componentes estão presentes.  Desta forma a melhor maneira de se estudar uma cadeia alimentar, é através do conhecimento dos seus componentes ...continua...

|- Clima

             A Terra é formada por grandes ecossistemas relacionados entre si de maneira hierárquica: Biosfera: ambiente formado por todos os seres vivos Biociclos: ambientes menores dentro da Biosfera: ...saiba mais...

|- Fluxo de Energia

            
            
Muitas vezes temos a impressão que a Terra recebe uma quantidade diária de luz, maior do que a que realmente precisa. De certa forma isto é verdade, uma vez que por maior que seja a eficiência nos ecossistemas, os mesmos conseguem aproveitar apenas uma pequena parte da energia radiante. Existem estimativas de que cerca de 34% da luz solar seja refletida por nuvens e poeiras; 19% seria absorvida por nuvens, ozônio e vapor de água. Do restante, ou seja 47%, que chega a superfície da terra boa parte ainda é refletida ou absorvida...continua...

|- Reciclar é sempre uma boa pedida

 

             Caixotes de madeira envernizados ganham destaque na decoração quando utilizados como nichos para organizar objetos. Neste caso, localizados em um banheiro ou lavado, organizam as toalhas e demais itens de forma graciosa e moderna. Um vaso simples com flor dá o toque de leveza necessário.

Materiais Recicláveis e Lixo Decoram Ambientes

|- Educação Ambiental

 

             Definição de Educação Ambiental  O conceito de Educação Ambiental varia de interpretações, de acordo com cada contexto, conforme a influência e vivência de cada um. Para muitos, a Educação Ambiental restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc.

 

             Dentro deste enfoque, a Educação Ambiental assume um caráter basicamente naturalista. 

 

             Atualmente, a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento...continua...

 

|- De A a Z  | Tudo que você precisa saber  -  Vocabulário Ambiental


            
Sempre é bom aprender os termos técnicos que fazem parte do vocabulário ecologicamente correto, para não cometer nenhum “ furo” na hora de falar sobre o assunto.

GWC
GWC
GWC

Portal GWC |  Seu Portal Eco– Cultural– Informativo e Comercial  | Grupo Web de Comunicação| RTBG | Revista Teen Boys e Girls |GSC - Guias de Serviços Cidades

|- Amor ao Meio Ambiente

|- Notícias

|- Biodiversidade

|- Blog da Revista O.N.D.A

|- Tipo de reciclagem e sua cor correspondente/recipiente

|- VERDADES E MENTIRAS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

             Uma mentira que parece verdade em relação à Educação Ambiental é a de que essa questão só pode ser tratada exclusivamente nas aulas de disciplinas específicas como a Geografia e a Biologia. A Educação Ambiental é tema central de discussões sim, das referidas disciplinas, até porque os conteúdos trabalhados nelas são diretamente relacionados ao meio ambiente. No entanto, as demais disciplinas curriculares não podem se isentar de tal abordagem.

 

             Outra mentira que parece ser verdade é a de que a Educação Ambiental é coisa prática para ser feita fora da sala de aula. Mas não é necessariamente isso que tem que acontecer. A prática é muito importante, mas antes de fazer os alunos colocarem a “mão na massa”, é preciso orientá-los de como isso será feito, ou seja, instruindo-os através de exposições orais, vídeos e ilustrações. Nesse sentido, a prática é uma sequência da teoria. Em outras palavras, na sala de aula pode-se fazer um ensaio mental ou até mesmo um ensaio prático e, posteriormente, o aprendizado poderá ser melhor empenhado no contato real com o ambiente externo.

 

             Ambas abordagens podem ser verdadeiras, na mesma proporção que podem ser mentirosas. Afinal de contas, a Educação Ambiental, ou Meio Ambiente, é um dos itens exigidos pelos PCNs apresentado como tema transversal, ou seja, deve ser trabalhado em todas as disciplinas correlacionando o conteúdo programático da disciplina com o Meio Ambiente.

 

             Dessa forma, a Matemática poderia aplicar a Educação Ambiental num conteúdo que calcule a área cultivada num sistema de desenvolvimento sustentável, ou a quantidade de lixo produzida por um indivíduo num dia, multiplicado por meses e anos ou pela população da cidade; a Física poderia estudar o tempo da decomposição do lixo no meio ambiente, e essa pesquisa se daria tanto dentro quanto fora da sala de aula; a Química poderia examinar o teor químico de cada substância tóxica/poluente jogada no meio ambiente; a História poderia fazer uma comparação entre o mundo antes da Revolução Industrial e pós-Revolução; a Educação Física poderia trabalhar com as práticas de alimentação saudáveis; enfim, são inúmeras hipóteses de trabalhos que poderiam ser aplicados dentro de cada matéria escolar que atingem um espaço além das aulas de Biologia e Geografia, sem, é claro, excluí-las dessa interdisciplinaridade.

             É de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia.

             Não é necessário comprar móveis caros para fazer uma decoração agradável e aconchegante. A mistura de móveis compõe um belo ambiente. Revestimento de madeira reaproveitada cria ambientes rústicos. O chão ganha revestimento de Madeira de Demolição e as paredes também. Na cozinha caixas de madeira, como caixas de feira, caixotes, caixas de vinhos, fazem a vez dos armários.

             Pelo fato de todos estarmos inseridos no Meio Ambiente e usufruirmos de seus elementos, precisamos aprender a exercer uma relação sadia com ele que nos fornece todas as garantias de sobrevivência. Essa conscientização deve ser estruturada na sala de aula para que possamos aplicar o conhecimento fora dela. Esse é o papel da escola como um todo, ou seja, envolve professores, alunos, coordenadores, gerenciadores, serventes, pais, empresas e comunidade em geral.         

Dessa forma, conclui-se que a Educação Ambiental não é um assunto restrito a uma ou duas disciplinas escolares ou a um ou outro segmento social. Não podemos excluir forças e nem nomear/encarregar minorias numa situação tão importante e tão urgente como a Educação Ambiental.

Copyright 2010-2016 | Todos os direitos reservados | GWC | GSI | RTBG | Designer by GWC Editora | Publicidade | Assessoria
Fotos, imagens e vídeos meramente para divulgação | Reportagens são de responsabilidade dos seus idealizadores. O conteúdo, imagens, informações de empresas e pessoas físicas anunciados no portal, são de responsabilidade de seus anunciantes.    É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo, imagens, sistema de trabalho ou qualquer parte da propriedade intelectual do
Portal, sob pena da lei de Direitos Autorais. Todos os Blog|Sites “linkados” fazem parte do Grupo Web de Comunicação. -
Comunicar erro nesta página - Telefone Comercial + 55 (13) - 99667-0140

 

 Grupo Web de Comunicação - Recebe indicação Melhores do ano de 2013 - Categoria - Comunicação Portal Notícias - Agradecemos esse sucesso, a você Leitor. Nosso muito obrigado!


Acontece


Cabelos


Celebridades


Cozinha


Estações


Estética


Gatos


Gatas


Leitor


Beleza


Mix


O.N.D.A


Primeiro

Encontro


Saúde


Sexualidade


Moda


UP-Cultural


Viagem


Vídeo Music


Séries e Cines