Vitamina C

             A vitamina C é também conhecida sob o nome de ácido ascórbico.

 

             É uma vitamina hidrossolúvel, termolábil. Previne o escorbuto, facilita a circulação sangüínea, favorece a boa dentição.

 

             Outras funções da vitamina C, está na defesa contra infecções, protege o sistema vascular, colabora com o ferro na formação da hemoglobina, auxilia a função glandular (supra-renal), no desenvolvimentos dos ossos, no tecido conjuntivo, nas cicatrizações das feridas.

|- Saúde - Coluna vertebral

 

 

             É uma coluna de vértebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepõem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; é dividida em regiões típicas que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (cóccix).

 

 

|- Crescimento ósseo

 

             Existem fatores importantes que influenciam diretamente no crescimento dos ossos, tais como: fator genético, fatores nutricionais, fator físico e fatores hormonais.

No fator genético, é o código genético – DNA- que determina qual será a altura máxima de cada indivíduo.

             Por ser essencial para a absorção do cálcio, a carência de vitamina D impede a absorção de cálcio pelo intestino, pois, sem vitamina D o intestino não absorve o cálcio.

Há ainda um outro fator, o fator físico. Neste, duas coisas determinam o crescimento ósseo: a força de tração e força de pressão.

             O último fator é o hormonal, neste, é o hormônio de crescimento (GH) que estimula o disco epifisário e periósteo. Ele é produzido até os 21 anos de idade, após esta idade, sua produção é diminuída drasticamente.

 

 

|- Tipos de ossos

 

             Ossos longos: O comprimento predomina sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises: proximal (mais próximo do cíngulo)e distal, o corpo do osso é chamado diáfise. Ex: fêmur, tíbia,rádio, ulna.

 

             Ossos curtos: Têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex:ossos do carpo e ossos do tarso.

 

             Ossos sesamóides: Todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex: paleta.

Ossos laminares (que faz cair em desuso o termo plano): Têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula,ilíaco, costelas, etc.

 

             Ossos irregulares: Não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras, sacro, etc.

 

             Ossos pneumáticos: Ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar. Ex: frontal, esfenóide,maxilar , etc

Caixa de texto: |- Corresponde aos poros foliculares pilosos cercados por zonas edematizadas. Essa zona deprimida é a pele normal ( covinhas), zona elevada que está alterada.

|- Redes Sociais
|- GWC

|- GRAUS DA CELULITE

 

Grau 1:              Discreta deformidade na área afetada quando submetida à pressão. Não há alterações circulatórias.

 

Grau 2:              Compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos, aumentando o volume celular e acumulando toxinas. As alterações na pele já sejam visíveis e palpáveis, sem dor.

 

Grau 3:              Aparecimento de nódulos subcutâneos, visíveis na superfície da pele (pele em casca de laranja). Estas alterações provocam o endurecimento do tecido gorduroso, maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas. Pode ser dolorosa quando apertada.

 

Grau 4:              O tecido fica endurecido e doloroso e, a circulação sangüínea já está bastante comprometida. Esse grau afeta mais as pessoas que já acumulam complicações de saúde como diabete e obesidade.

|- O Homem do século XXI

 

             Está preocupado com as questões estéticas, academias, enfim em manter o corpo em ação, até aí, nenhuma novidade, quando se trata do homem moderno. Vamos focar, a busca da vida saudável e nessa busca os cuidados que nós temos com nossa coluna.

             Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde,  mostram que 85% da população vai viver, pelo menos uma vez na vida, com dores nas costas. Essas dores menores podem evoluir para maiores e se tornarem, hérnias de disco. Segundo a mesma organização, somos quase 6 milhões de pessoas no Brasil nessa situação. Lembrando que no Brasil possuímos especialistas desde o começo dos anos 90, justamente em restabelecer o funcionamento biomecânico da coluna e dessa forma tratar os seus efeitos.

             Aproveite para verificar os novos aparelhos utilizados no tratamento da dor nos nossos vídeos. Faça o teste e descubra a quantas anda a sua coluna vertebral.

|- O esqueleto humano 

             Ele tem como função principal sustentar e dar forma ao corpo, mas também proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.

             Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.

             É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.

             O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.

             Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões,ligamentos e as cartilagens.

             Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

|- Estrias

 

             As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez.           

             A celulite Atinge os dois sexos porém é mais freqüente no sexo feminino.


             DESVENDANDO: 
É reconhecida com facilidade. É crônica e não tem cura. É uma afecção benigna. Ocorre em mulheres magras e obesas. É uma das patologias mais comuns no sexo feminino. Afeta 95% das mulheres, comprometendo coxas e nádegas.

|- TRATAMENTOS

 

 

 

                Celulite não tem tratamento total e definitivo, inicialmente, deve-se fazer uma avaliação clínica detalhada, para se poder optar pelo método, para amenizá-la,  mais adequado:

 

 

Mesoterapia:        Procedimento médico pelo qual é injetado se injeta um fármaco (substância em pequenas doses, com agulhas muito curtas, nos locais onde se deseja tratar.

 

 

Drenagem Linfática:          É uma massagem leve e estimuladora dos vasos linfáticos, provocando a desintoxicação.

 

                A drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos (endermologia, dermotonia). Subincisão

É um método cirúrgico sob anestesia local, realizado com o auxílio de uma agulha especial.

 

 

Ultra-som: São vibrações sonoras que ajudam a eliminar a gordura. laser: específico para tratamento de celulite.

 

 

Eletroporação: Tratamento não-injetável, que permite a penetração de medicação em camadas profundas da pele, sem dor, e com excelentes resultados.

|- CURIOSIDADES

 

* Temperatura corporal é mais fria onde há celulite;

* Com a gravidez, há uma piora da celulite;

* A celulite piora antes da menstruação;

* A celulite grau III e IV é dolorida;

* Roupa Apertada - Não provoca celulite. Quando existe celulite, a roupa apertada comprime os vasos, prejudicando a circulação na região e piorando a celulite.

* Não confundir celulite com gordura localizada. As duas alteram o visual do corpo na barriga, culotes, abdome, nádegas e parte interna do joelho. Com diz o nome, gordura localizada , pois é um aumento do tecido adiposo e a celulite é uma alteração crônica no funcionamento das células de gorduras, envolvendo outros mecanismos supracitados.

* Existem determinados exercícios que ajudam a melhorar a celulite, enquanto a falta de exercícios não responde bem ao tratamento.

|- Dicas anti-celulites

 

             * Tomar líquidos (água, sucos,) - ajudam no tratamento da celulite;

             * Cremes para celulite melhoram em até 10%, mas devem ser aplicados diariamente;

             * A celulite não melhora em camas ginásticas passivas;

             * Refrigerante diet não causa celulite;

             * A lipoaspiração não elimina a celulite;

             * A dieta balanceada é fundamental para se obter um bom resultado.

|- Faça o teste e descubra a quantas anda a sua coluna vertebral

1. Como você costuma dormir?

A) De bruços.

B) De barriga para cima ou de lado.

C) De barriga para cima com um travesseiro abaixo dos joelhos ou de lado com um travesseiro entre os joelhos.

2. Durante o trabalho, você:

A) Passa boa parte do seu expediente sentado ou em pé e não realiza nenhuma pausa durante o dia e não se alonga.

B) Passa boa parte do seu expediente sentado ou em pé, mas quando sente alguma dor ou cançaso dá um descanso e realiza um alongamento, mas isso não ocorre com frequência.

C) Passa boa parte do seu expediente sentado ou em pé, mas a cada hora trabalhada tira 5 minutos para um descanso e alongamento.

3. Durante o seu final de semana, você:

A) Passa o dia deitado em frente a tevê ou sentado utilizando o computador.

B) Passa o dia deitado ou sentado, mas também realiza outras atividades.

C) Realiza diversas atividades, inclusive atividades físicas.

4. Em relação a exercícios físicos:

A) Você não pratica atividades físicas.

B) Você começa a praticar, mas acaba abandonando

C) Você pratica atividades físicas regularmente.

5. Ao fazer exercícios físicos, você:

A) Não realiza nenhum exercício de alongamento antes e depois da atividade física.

B) Alonga-se somente antes do exercício ou alonga-se somente após a reavaliação do exercício.

C) Alonga-se antes e depois da atividade física.

6. Para ler um livro você prefere:

A) Deitado de bruços.

B) Deitado na cama ou no sofá de barriga para cima

C) Sentado com o livro apoiado sobre uma almofada sobre as pernas.

7. Ao levantar um objeto pesado do chão, você:

A) Apenas curva a sua coluna para frente e apanha o objeto sem flexionar os joelhos.

B) Agacha-se, flexionando o joelho e projetando o corpo para frente.

C) Agacha-se, flexionando os joelhos e apanha o objeto sem projetar a sua coluna para frente.

8. Ao utilizar uma mochila, você:

A) Utiliza apenas uma das alças, e não alterna entre um ombro e outro.

B) Utiliza as duas alças, mas sem ajustar as mesmas, de modo que a mochila não fica bem apoiada sobre as costas.

C) Utiliza as duas alças bem ajustadas de forma que a mochila fique bem apoiada sobre as costas.

|- Resultado - Some as letras


Mais letras A:    Você não tem tido cuidado com a saúde da sua coluna.Procure mudar seus hábitos para evitar dores nas costas e o aparecimento de doenças que afetam a sua coluna.

 

Mais letras B:    Você até tenta evitar o aparecimento de dores nas costas, mas ainda comete alguns deslizes.

 

Mais letras C:    Parabéns! Os seus hábitos contribuem para uma boa manutenção na saúde da sua coluna.

 

* Teste elaborado pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral– Responsável DR. Helder Montenegro, Fisioterapeuta, CREFITO: 7277.

GWC
GWC
GWC

Portal GWC |  Seu Portal Eco– Cultural– Informativo e Comercial  | Grupo Web de Comunicação| RTBG | Revista Teen Boys e Girls |GSC - Guias de Serviços Cidades

|- Saúde da sua Coluna

|- Notícias

|- Estrias e Celulites

|- Vitaminas

             Vitamina A - Vitamina A, também chamada "a vitamina da vista". Foi descoberta pelos gregos, há mais de 2000 anos, apesar de não identificá-las e nem mesmo dar um nome. " Os antigos gregos observaram que, comendo certos alimentos ricos em gorduras e vitamina A, tais como fígado de frango e óleos, curavam uma deficiência da visão ao escurecer ( cegueira noturna)". Também, os gregos foram os primeiros a perceberem os efeitos colaterais decorrentes de dosagens muito elevadas dessa vitamina, "o efeito tóxico poderia aparecer, tanto em crianças como em adultos (. . .) a hiper-vitaminose A , revelou-se a causa da irritabilidade, ossos entumescidos e inflamados, perda de peso, pele seca e coceiras. E, adultos os sintomas podem incluir náuseas, dores de cabeça, sonolência, perda de cálcio dos ossos".

             O avanço nos estudos realizados sobre a vitamina A, revelam outros benefícios possíveis causados por essa substância, como no combate de algumas formas de câncer, por suas propriedades cancerígenas, por seus efeitos imunológicos e por ajudar na renovação da pele envelhecida, quando, uma outra provitamina se transforma em vitamina D, em decorrência da exposição da pele aos raios do sol ou aos da luz ultra violeta artificial.

             Todas as vitaminas são produzidas nas folhas verdes e raízes das plantas pelo processo de fotossíntese. Participam dessa síntese das vitaminas a energia solar com o dióxido de carbono, água e minerais do solo. Na verdade não existe a vitamina A propriamente dita, o que acontece é que as plantas produzem o caroteno, uma provitamina, cujos os pigmentos amarelo e alaranjados dão cor aos vegetais e frutas ( cenouras, melão, pêssego etc.); podem ser encontrados nos vegetais de cor verde. O caroteno e transformado em vitamina A nas paredes dos intestinos e no fígado.

             No Brasil o consumo de vitamina A deixa muito a desejar. Dados publicados pela Organização Mundial da Saúde, confirmam, que em "matéria de falta de vitamina A, nós empatamos com os haitianos no primeiro lugar.              Em certas regiões brasileiras, metade da população tem menos dessa vitamina do que seria adequado", ocasionando todos os males decorrentes da falta dessa substância, principalmente a cegueira noturna. No entanto, o contraditório deste fato, é que, no Norte e Nordeste, regiões onde o problema é mais agravante, existem frutas típicas com alto teor dessas substâncias.

                Vitamina D - Essa vitamina faz parte de um grupo de vitaminas( D1,D2,D3 ), todas são vitais para manutenção e controle do cálcio e do fósforo no organismo. Essa vitamina pode ser produzida na pele, devido a ação dos raios ultravioleta do sol, onde se acha uma provitamina D, o ergocalciferol ou vitamina B2; também existe o colecalciferol ou vitamina b3. As duas formas da vitamina D podem ser obtidas na alimentação, apesar de não se encontrar em grande quantidade.                 No entanto, "não há necessidade absoluta de ingerir nauseantes óleos de peixe para obter a vitamina D. A fim de consegui-la, basta expor às radiações ultravioleta naturais ou artificiais".

                A deficiência dessa vitamina no organismo provoca o raquitismo, caracterizada por mineralização defeituosa dos ossos, geralmente ocorre em crianças na fase de crescimento. Nesse casso o leite pode ser uma das fontes principais para se obter a vitamina D , que é fundamental no metabolismo do cálcio.

                Outros benefícios da vitamina D foram divulgados recentemente, tais como prevenção e tratamento dos cânceres de cólon, reto e de mama, na proteção contra doenças infecciosas e seu tratamento e contra o envelhecimento.

             Vitamina E - É Conhecido no grupo das vitaminas E, três tipos: alfa, beta e gama tocoferóis. Sua função específica é garantir a normalidade da esterilidade e do metabolismo muscular. Sua deficiência causa a esterilidade.              No macho, verifica-se a degeneração do epitélio germinativo testicular ( azoospermia ). Na fêmea, o embrião desenvolve-se por alguns dias, depois se atrofia, morre e é reabsorvido com a própria placenta.

             Apesar dos estudos realizados, pouco se sabe sobre o mecanismo bioquímico da vitamina E. Existem hipóteses a respeito de sua função, tais como: interfere nos fenômenos de oxidação e como transportador de hidrogênio.              No entanto, nada pode ser afirmado sobre os sintomas decorrentes da carência dessa vitamina, apesar de sua importância na reprodução de algumas espécies animais, a partir do qual, a substância recebeu o nome de tocoferol. Porém, o fato observado, não nos permite recomendar qualquer dose profilática ou terapêutica à espécie humana.

             Todavia, uma parte dos especialistas recomendam variadas dosagens de vitamina E.              Os benefícios são vários: Protege contra distúrbios neurológicos, estimula o sistema imunológico, protege contra doenças cardiovasculares etc.

             Vitamina K - A vitamina K é caracterizada por um grupo de vitaminas (K1,K2K3). Sua função específica é assegurar a coagulação do sangue. O símbolo K vem da palavra alemã "Koagulatio", graças à sua ação hemorrágica. Além dessa função biológica, a vitamina K participa no processo de mineralização óssea, facilitando a cicatrização normal de ossos e fraturas.

Sintomas decorrentes da deficiência da vitamina K no organismo é incomum, devido a grande quantidade dessa substância encontrada nos alimentos e as que são sintetizadas pelas bactérias do intestino humano.

             As vitaminas hiposolúveis, são àquelas transportadas no meio aquoso de tecidos e células. Pôr causa da sua solubilidade em água, essas vitaminas são armazenadas no organismo em, apreciável quantidade, sendo normalmente eliminada pela urina. Assim, as vitaminas solúveis em água devem ser ingeridas na alimentação diária ou, no mínimo, dentro de intervalos de poucos dias. As vitaminas solúveis em água são as vitamina C ( ácido ascórbico) e chamadas de complexo B ( B1,B2, B6, folacina, ácido pantomímico e B12). Estas vitaminas agem como parte de coenzimas.

             Vitamina B1- A vitamina B1 é indispensável à saúde do sistema nervoso, e como fator do crescimento normal, da regularidade e a manutenção do apetite. É antiberibérica e antineurítica. A absorção dessa substância dá-se pelos intestinos delgado e grosso, para logo em seguida passa pelo fígado e coração( órgãos mais ricos em tiamina) , mas também pelos , cérebro, glândulas supra-renais, baço, pulmão e para os músculos, onde se encontra metade da tiamina do organismo.

             Foi observado que a falta dessa vitamina no organismo causa a diminuição da memória, falta de atenção, fraqueza muscular, redução da capacidade mental. Esses sintomas aparecem mais visivelmente nos alcoólatras, pois o álcool é um grande destruidor da vitamina B1.

             Vitamina B2 - A vitamina B2 é um componente termoestável do complexo B, indispensável à normalidade das funções orgânicas. Como preventiva (pelagra), intervém nos fenômenos metabólicos, tem função de coenzima intervindo na oxidação das células, participa no processo de crescimento, atua na regeneração sangüínea, , no fígado, no trabalho cardíaco e no aparelho ocular.

             A carência dessa substância ( riboflavina ), acarreta perda de apetite até distúrbios mais graves. Nos seres humanos causam perturbações digestivas, afecções da pele, inflamação da córnea , do olho e catarata.

             Em matéria publicada na revista Superinteressante, sobre os valores nutricionais da alimentação do brasileiro, foi confirmado que no nosso dia-a-dia as refeições são desvitaminadas, por exemplo, o trigo que seria a maior fonte de vitaminas B1 1 B2, no Brasil esses índices estão abaixo das tabelas nutricionais, isso porque as pessoas preferem o trigo branco, que é puro amido. Devido a este fato, a MacDolnald’s, maior rede de fast-food do mundo, passou a exigir da Interbakers, empresa que fornecia os pães para hambúrgueres, que inclui-se o complexo B no trigo. Visto que os sanduíches da MacDolnad’s possuía a mesma qualidade em qualquer ponto do mundo. Hoje, afirma Regina Helena Braga, ligada a empresa Interbakers, o pão de um Bic Mac fornece mais de 60% das necessidades diárias de nutrientes.

                Leia mais...

             A borra do café que você joga fora todos os dias é uma arma poderosa contra estrias e celulites! O remedinho milagroso é usado por celebridades como Halle Berry, e graças à propriedades como a cafeína é capaz de estimular a produção de colágeno e queima da gordura corporal responsável pelos furinhos!

             As propriedades do café promovem a renovação dos tecidos superiores da pele, e ajudam a amenizar cicatrizes e estrias quando combinado com esfoliações! Deixam a pele mais firme e tonificada!

             A maneira certa de se utilizar é aproveitando a borra que é descartada na preparação da bebida, armazenando-a na geladeira pelo tempo necessário para mante-la gelada, e aplica-la sobre a região desejada com movimentos circulares! Deixe agir por alguns minutos e enxague! Repita o procedimento todos os dias até obter os resultados!

             Muitos cosméticos destinados à amenizar a celulite e queimar gordura localizada teem em sua fórmula propriedades como a cafeína! O efeito desse estimulante na pele é testado e comprovado!

             É importante ressaltar que as estrias brancas que formaram cicatrizes nas camadas mais profundas da derme não são totalmente retiradas da pele! Mas amenizar o aspecto delas é totalmente possível!

             Já as estrias vermelhas podem ser tratadas para que não atinjam o estágio das estrias brancas! O tratamento pode ser feito com o café e também com hidratação contínua da pele da região!

             O café é um excelente remédio contra as estrias e celulite, mas o melhor continua sendo a prevenção! Hidrate bem a sua pele, fuja de alimentos ricos em gorduras e açúcares e tenha hábitos saudáveis que incluam exercícios físicos! Esse é o segredo para se conquistar um corpo sarado!

Copyright 2010-2016 | Todos os direitos reservados | GWC | GSI | RTBG | Designer by GWC Editora | Publicidade | Assessoria
Fotos, imagens e vídeos meramente para divulgação | Reportagens são de responsabilidade dos seus idealizadores. O conteúdo, imagens, informações de empresas e pessoas físicas anunciados no portal, são de responsabilidade de seus anunciantes.    É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo, imagens, sistema de trabalho ou qualquer parte da propriedade intelectual do
Portal, sob pena da lei de Direitos Autorais. Todos os Blog|Sites “linkados” fazem parte do Grupo Web de Comunicação. -
Comunicar erro nesta página - Telefone Comercial + 55 (13) - 99667-0140

 

 Grupo Web de Comunicação - Recebe indicação Melhores do ano de 2013 - Categoria - Comunicação Portal Notícias - Agradecemos esse sucesso, a você Leitor. Nosso muito obrigado!


Acontece


Cabelos


Celebridades


Cozinha


Estações


Estética


Gatos


Gatas


Leitor


Beleza


Mix


O.N.D.A


Primeiro

Encontro


Saúde


Sexualidade


Moda


UP-Cultural


Viagem


Vídeo Music


Séries e Cines